30.6.08

III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente




Durante os dia 2 a 3 de julho se realiza em Porto Alegre a primeira etapa da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), que acontecerá em 2009, com a com a participação da SEDUC, CRÊs, NTEs, EMATER E UNDIME. Esta primeira etapa receberá formação 120 multiplicadores para o trabalho em cada uma das trinta Coordenadorias Regionais de Educação – CRÊS e também 10 membros da Comissão Organizadora Estadual- COE, totalizando 130 pessoas, que receberão capacitação e orientações para a preparação para das Conferências nas Escolas, ficando estes responsáveis pela disseminação das informações sobre a III CNIJMA.
Irão representado a 18ªCRE nesta primeira etapa, a Prof.ª Ieda Freitas representando a da Coordenadoria e a Prof.ªMultiplicadora Janaina Martins pelo NTE Rio Grande.

O QUE É A CONFERÊNCIA?
É um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas.
Partindo dessa estrutura CNIJMA é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais locais e globais. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.

A III CONFERÊNCIA VAI TRABALHAR COM:
a) o conceito de responsabilidades individuais e coletivas;
b) ações locais;
c) projetos de pesquisa.

OS TEMAS DA III CNIJMA:
O tema central da III CNIJMA são as mudanças ambientais globais, tendo como subtemas:
- Terra (Biodiversidade/Biosfera/Desflorestamento);
- Água (Hidrosfera/Recursos hídricos/Desertificação);
- Fogo (Sociosfera/Energia e Mobilidade/ Matriz energética e transporte);
- Ar (Atmosfera/Ar e Clima/Mudanças Climáticas).

CALENDÁRIO
A Conferência na Escola não é apenas um evento, mas um processo. Isso quer dizer que é preciso pensar como vai ser antes do dia e também pensar como vai ser o dia. No entanto, a Conferência não acaba no dia de sua realização na escola: ela é mais um motivo para a transformação das nossas atitudes individuais e para o compromisso com as ações coletivas assumidas.

Conferência na Escola, cadastramento na internet e postagem do envelope-resposta com o cartaz + folha de retorno + 2 fotos - até 20 de outubro de 2008Conferências Estaduais (opcionais) - até 05 de dezembroConferência Nacional - 03 a 08 de abril de 2009, em Brasília.

Maiores informações no site:

www.educarede.org.br na comunidade "Vamos Cuidar do Brasil", ou clicando no titulo desta postagem.

Nenhum comentário: