3.10.09

As Novas Tecnologias Como extensão da Mente Humana

fonte : http://woweventos.net/proximos-eventos/pnl

O celular e o computador já são parte de nossa mente, segundo o filósofo britânico Andy Clark¹. De acordo com sua teoria, nascemos com a capacidade de criar dispositivos para guardar informações e para processá-las fora do cérebro. Ou seja, a mente humana extrapola o corpo e estaria difusa em arquivos de computador e aparelho de celulares, entre outros aparelhos eletrônicos. Todos estes recurso dão a estes recursos dão a possibilidade ao ser humano de armazenar informações sem depender exclusivamente da memória.
Hoje em dia aparelhos modernos facilitam tanto a vida que rapidamente se tornam indispensáveis. Já incorporamos as novas tecnologias em nossa maneira de processar informações e adquirir conhecimento, um exemplo clássico é o uso dos telefones celulares. A grande maioria das pessoas hoje não sabe de cor os números de telefones de amigos, a agenda do celular faz isso. Para algumas pessoas o uso de aparelhos como Palm um IPhone ou Smartphone é indispensável devido a uma rotina de trabalho, onde precisam responder e-mails, acessar internete e documentos digitais entre outros. Estas pessoas na verdade estão integrando estes dispositivos a sua mente, ou seja, como uma extensão de suas mentes. As fronteiras entre o mundo e a mente são muito mais flexíveis do que se pensava. Nós criamos sistemas para que o cérebro tenha o menor trabalho possível. Justificar
Dessa maneira Andy Clark diz que os seres humanos estão se transformando em cyborgs, no sentido em que ocorre uma simbiose com a tecnologia, uma interação muito estreita com dispositivos que facilitam seu dia à dia.

1- Andy Clark – Professor da Universidade de Edimburgo na Escócia. Autor do livro Supersizing the Mind (Aumentando a Mente, sem tradução no Brasil)

Nenhum comentário: