O futuro já chegou, e bate a nossa porta! Ele esta em todos os cantos, e com ele vem às novas tecnologias. Nem tão novas, mas conhecidas por todos. Que vem através do celular, do relógio, da TV, DVD mas principalmente com o computador.
Não adianta mais se esconder, fugir, fingir que não esta nem aí. Pois as novas tecnologias já fazem parte de nossas vidas, é preciso dar o primeiro passo e nos juntar a elas. Mas percebo que existe uma grande resistência “às novas tecnologias”, por parte de algumas escolas, mas principalmente por muitos professores. O que não deveria acontecer, pois estas “novas tecnologias” já estão nas mãos de nossos alunos, e muitas vezes nos são apresentadas por eles.
Como professora percebo que tanto escola como professores tem-se mostrado resistente a mudanças, mesmo quando tenta incorporar meios inovadores. Um grande exemplo são os laboratórios de Informática instalados em muitas escolas. As maiorias destes laboratórios ainda não estão sendo usados, por infinidade de motivos como, falta de energia, não tem professor ou funcionário para estar no local, não tem internet, o numero de computadores não contempla a todos os alunos de uma sala de aula, enfim são vários os motivos relatados. Em alguns casos quando estes laboratórios estão sendo usados se percebe que o trabalho desenvolvido com os alunos ocorre de forma desarticulado, sem planejamento prévio, sem um roteiro pedagógico adequado, mas principalmente a falta de preparo do professor para este tipo de trabalho. Em alguns casos o que impressiona e a pouca, ou nenhuma vontade de alguns professores em dominar o uso das novas tecnologias. Alguns professores se mostram com pouco familiarizados no uso do computador, outros apesar da boa vontade ainda não sabem bem como adequar seus conteúdos de forma atrativa ao aluno através do computador. O que fatalmente leva ao fracasso destes projetos, como também a falta de estimulo de professores e alunos em continuar com os projetos.
É muito importante que escolas e professores percebam o valor das novas tecnologias na educação, na sua integração com as atividades didáticas, em como elas se inserem no contexto educacional. E desta forma, conceber que um projeto que envolva novas tecnologias na educação deve gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, no sentido transformador das práticas pedagógicas. (a imagem que ilustra esta postagem foi retirada do site gestaopedagogia.zip.net/)
Não adianta mais se esconder, fugir, fingir que não esta nem aí. Pois as novas tecnologias já fazem parte de nossas vidas, é preciso dar o primeiro passo e nos juntar a elas. Mas percebo que existe uma grande resistência “às novas tecnologias”, por parte de algumas escolas, mas principalmente por muitos professores. O que não deveria acontecer, pois estas “novas tecnologias” já estão nas mãos de nossos alunos, e muitas vezes nos são apresentadas por eles.
Como professora percebo que tanto escola como professores tem-se mostrado resistente a mudanças, mesmo quando tenta incorporar meios inovadores. Um grande exemplo são os laboratórios de Informática instalados em muitas escolas. As maiorias destes laboratórios ainda não estão sendo usados, por infinidade de motivos como, falta de energia, não tem professor ou funcionário para estar no local, não tem internet, o numero de computadores não contempla a todos os alunos de uma sala de aula, enfim são vários os motivos relatados. Em alguns casos quando estes laboratórios estão sendo usados se percebe que o trabalho desenvolvido com os alunos ocorre de forma desarticulado, sem planejamento prévio, sem um roteiro pedagógico adequado, mas principalmente a falta de preparo do professor para este tipo de trabalho. Em alguns casos o que impressiona e a pouca, ou nenhuma vontade de alguns professores em dominar o uso das novas tecnologias. Alguns professores se mostram com pouco familiarizados no uso do computador, outros apesar da boa vontade ainda não sabem bem como adequar seus conteúdos de forma atrativa ao aluno através do computador. O que fatalmente leva ao fracasso destes projetos, como também a falta de estimulo de professores e alunos em continuar com os projetos.
É muito importante que escolas e professores percebam o valor das novas tecnologias na educação, na sua integração com as atividades didáticas, em como elas se inserem no contexto educacional. E desta forma, conceber que um projeto que envolva novas tecnologias na educação deve gerar propostas comprometidas com as finalidades educativas, no sentido transformador das práticas pedagógicas. (a imagem que ilustra esta postagem foi retirada do site gestaopedagogia.zip.net/)
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