9.7.07

Informática na Educação


Em função do Trabalho de Conclusão de Curso tenho buscado textos e livros sobre Novas tecnologias, Informática e educação, E é com base nas leituras que realizei até agora me atrevo a escrever um pouco sobre este assunto.
Atualmente, vivemos em uma sociedade altamente competitiva, onde o intercâmbio de informações é muito grande. Neste contexto, a educação tem importância fundamental na formação das pessoas, pois é na escola que se inicia a busca dos conhecimentos necessários para convivência e sobrevivência harmoniosa na sociedade. Para mediar esta busca o computador e suas tecnologias têm sido utilizados para diferentes fins e em variados contextos, este fato apresenta diversas possibilidades do uso das novas tecnologias da informação. E a educação não escapa a esta realidade, pois novas tecnologias de informação são utilizadas nos processos de ensino-aprendizagem das mais distintas maneiras para atingir objetivos diferentes.
A utilização dos computadores nas escolas, como mais uma ferramenta educacional, trouxe uma nova forma de auxilio na aprendizagem das crianças. De acordo com Valente (1997), o uso do computador em ambientes de aprendizagem implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas
Podem-se considerar duas formas de abordar a Informática na Educação, segundo (Valente, 2002). A primeira utiliza o computador simplesmente como meio de transmissão de conhecimentos, mantendo a mesma prática pedagógica adotada em uma aula presencial. Neste caso, o computador é utilizado para informatizar os processos de ensino já existentes. Não há necessidade de grandes investimos na formação dos cursos e dos professores. Segundo o autor, os resultados a partir desta abordagem são bastante pobres, pois tendem a preparação de profissionais obsoletos.
A segunda abordagem utiliza o computador para a criação de ambientes de ensino-aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento através da iniciativa do educando. Neste caso, necessita-se de grandes investimentos na formação dos professores, pois os mesmos devem propiciar a vivência de experiências educacionais no lugar de simplesmente transmitir um conhecimento previamente adquirido.

Nenhum comentário: