9.7.07

Sites sobre Educação Inclusiva



Desde o ano passado estou trabalhando NTE de Rio Grande, e pela primeira vez tive contato com a Educação Especial em suas diferentes necessidades. No começo fiquei apreensiva, não sabia lidar com esta realidade, durante minha graduação não fui preparada para com Educação Especial. Na busca de saber um pouco mais sobre o assunto na internet encontrei alguns sites interessantes, abaixo fiz uma pequena lista destes sites, espero que sirva de ajuda a outros colegas que se interessam sobre o assunto.




Rede Saci - A Rede SACI atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando a estimular a inclusão social e digital, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência. O site disponibiliza diversas notícias e artigos relacionados a educação especial e inclusão, acessibilidade e tecnologia. Há também espaço para interação entre os usuários da rede.
Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS - Este site disponibiliza informações sobre os projetos desenvolvidos, links de referência, relatos do trabalho com alunos e textos relacionados à informática na educação especial.
Acesso Brasil - Neste site é possível encontrar notícias sobre acessibilidade para diversos tipos de deficiência, além de acessar um curso com recusos multimídia sobre a língua de sinais brasileira (LIBRAS). Há também o DaSilva, uma ferramenta para avaliação de acessibilidade de sites.
Escola de gente - Este site, que tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva, disponibiliza diversos textos, dicas de sites, notícias e informações sobre cursos.
Entre Amigos - Este site disponibiliza informações, textos e dicas sobre a pessoa com deficiência. Tambem possui um canal de comunicação entre os visitantes.


Braille Virtual - A Faculdade de Educação da USP disponibiliza o curso on-line aberto, público e gratuito de Braille. O curso é orientado não só a educadores, como também crianças, pais e professores.
Deaf-blogs - Este é um site que tem como objetivo reunir pessoas surdas de diversas localidades do mundo para que compartilhem suas experiências utilizando Língua de Sinais.
Professor Francisco Goulão - Esta é a página oficial do professor português, surdo e especializado na área de surdes. Há links para outros sites do professor e também para as suas histórias ilustradas dedicadas a alunos surdos.
OPPI: Observatório de políticas públicas de infoinclusão - O OPPI tem como objetivo estimular a participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas nesta área. No site há informações, links e artigos relacionados à infoinclusão.

Biblioteca Virtual - Assuntos relacionados à informática, informática na educação, Informática na educação especial e outros temas


Um comentário:

Unknown disse...

Olá, ao buscar na internet modelos de textos para trabalhar na minha pŕoxima aula com meus tão "especiais" alunos, caí neste lindo blog. Percebí logo de pronto que todos nós que temos esse carinho, esse amor pela educação especial somos muito parecidos, tivemos nossos momentos de angustias, apreensão, surpresas, alegrias, felicidade e principalmente muito prazer em fazer parte da vida destes "anjos" como costumo chamar. Sou aluna do curso de Letras port/espanhol da Universidade Federal de Pelotas, estou no 4º sem. e há 1 ano e meio dou aulas de Língua Espanhola para alunos especias, mais voltado para a deficiência cognitiva. Me apaixonei por essa área desde o primeiro dia e espero contribuir muito ainda para a ascenção deste tão delicado e prazeroso trabalho e que este possa ser mais prestigiado, respeitado e valorizado pelos governantes e a sociedade em geral.

Obrigada. Sucesso!